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  1. Como faço para alterar o nome da conta de água e esgoto?
  2. Posso alterar a data de vencimento da conta de água e esgoto?
  3. Como solicitar a religação da água e esgoto?
  4. Como obter a 2ª. Via da conta de água e esgoto?
  5. Como solicitar o parcelamento dos débitos?
  6. Como faço a solicitação de ligação de água e esgoto?
  7. Como obter o benefício da Tarifa Social para baixa renda?
  8. Como obter o endereço e telefone do escritório de atendimento?
  9. Como faço para registrar elogios, sugestões, solicitações, reclamações ou denúncias?
  10. Como informar a ocorrência de vazamento de água e esgoto em via pública?
  11. Como solicitar o consumo final da ligação de água e esgoto?
  12. Como posso obter informações sobre dados cadastrais?
  13. Como solicitar o conserto de vazamento no cavalete?
  14. Como solicitar a desobstrução na ligação de esgoto?

Como faço para alterar o nome da conta de água e esgoto?

A alteração de nome só poderá ser realizada no escritório de atendimento da SANESUL de sua cidade ou em Campo Grande e deverá:

Apresentar documentos originais:

  1. PESSOA FÍSICA: CPF, RG ou CNH.
  2. PESSOA JURÍDICA: CNPJ, Ata ou Contrato Social ou Estatuto ou Convenção (com firma reconhecida em cartório), CPF, RG ou CNH do representante.

Ter em mãos alguma documentação (cópia autenticada ou original) que comprove a propriedade ou responsabilidade sobre o imóvel, podendo ser:

  1. Escritura Pública do imóvel ou;
  2. Matrícula do imóvel atualizada ou;
  3. Carnê ou Boleto ou Comunicado de Isenção do IPTU do ano vigente ou;
  4. Contrato de Compra e Venda;
  5. Contrato de Locação;
  6. Contrato de Financiamento;
  7. Contrato de Comodato;
  8. Contrato de Usufruto;
  9. Termo de Recebimento emitido por Órgão Habitacional oficial ou;
  10. Termo de Posse;
  11. Termo de Doação;
  12. Termo definitivo de posse de Usucapião;
  13. Obra Pública: Apresentar o contrato do serviço ou da licitação da obra;
  14. Poder Público: Ofício encaminhado ao Gerente Regional.

Não será permitido realizar a alteração de nome quando houver débito registrado na matrícula da conta de água e esgoto ou no CPF/CNPJ do cliente solicitante/titular.


Posso alterar a data de vencimento da conta de água e esgoto?

A alteração da data de vencimento da conta pode ser feita gratuitamente através do telefone 0800 067 6010 ou no escritório de atendimento da SANESUL de sua cidade ou em Campo Grande. Serão oferecidas 6 (seis) opções de datas de vencimento, de acordo com o ciclo de faturamento da sua conta.

Aposentados e pensionistas tem direito a datas alternativas de vencimento. Maiores informações, basta procurar o escritório de atendimento da SANESUL levando em mãos o cartão do Seguro Social do Governo Federal e o CPF.



Como solicitar a religação da água e esgoto?

A solicitação de religação de água e esgoto por débito pago poderá ser feita através do telefone 0800 067 6010 ou no escritório de atendimento de sua cidade ou em Campo Grande, tendo em mãos uma conta de água e esgoto, CPF ou CNPJ. Será cobrado o serviço de religação na próxima conta de água e esgoto.

A solicitação de religação de consumo final de água e esgoto só poderá ser realizada no escritório de atendimento de sua cidade ou em Campo Grande. No caso de solicitação feita pelo titular da conta de água e esgoto, apresentar documento original: CPF ou CNPJ. No caso de solicitação por terceiros, deverá apresentar:

  1. PESSOA FÍSICA: CPF e RG.
  2. PESSOA JURÍDICA: CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal, Ata ou Contrato Social ou Estatuto (com firma reconhecida em cartório), CPF e RG do representante acionista ou procurador da Empresa.

Apresentar documentação original do imóvel que comprove a propriedade ou responsabilidade, podendo ser:

  1. Escritura Pública do imóvel ou;
  2. Matrícula do imóvel atualizada ou;
  3. Carnê ou Boleto ou Comunicado de Isenção do IPTU do ano vigente ou;
  4. Contrato de Compra e Venda com firma reconhecida do vendedor e comprador ou;
  5. Contrato de Locação com firma reconhecida locador e locatário ou;
  6. Contrato de Financiamento com firma reconhecida da financiadora e do cliente ou;
  7. Contrato de Comodato com firma reconhecida do comodante e comodatário ou;
  8. Contrato de Usufruto com firma reconhecida do usufrutuário e do nu-proprietário ou;
  9. Termo de Recebimento emitido por Órgão Habitacional oficial ou;
  10. Termo de Posse com firma reconhecida do cedente e cessionário ou;
  11. Termo de Doação com firma reconhecida do doador e donatário ou;
  12. Termo definitivo de posse de Usucapião;

Além da apresentação da documentação pessoal e do imóvel, nos casos de:

  1. Cônjuge: Apresentar certidão de casamento.
  2. Inventariante: Apresentar o inventário e autorização por escrito de todos os participantes do inventário.
  3. Falecimento: Se o proprietário do imóvel for falecido, apresentar a certidão de Óbito e quando este tiver mais de um beneficiário, todos mencionados na certidão de óbito deverão declarar por escrito e com firma reconhecida em cartório, que nomeiam o representante do imóvel.
  4. Procurador: Apresentar a procuração emitida pelo cartório e com firma reconhecida.
  5. Obra Pública: Apresentar o contrato do serviço ou da licitação da obra.
  6. Poder Público: Ofício encaminhado ao Gerente Regional.

Será cobrado o serviço de religação na próxima conta de água e esgoto.


Como obter a 2ª. Via da conta de água e esgoto?

A segunda via da conta de água e esgoto poderá ser emitida como GP (Guia de Pagamento) acessando a Agência Virtual da SANESUL ou solicitando nos estabelecimentos dos agentes credenciados ou no escritório de atendimento de sua cidade ou em Campo Grande, com o CPF ou CNPJ em mãos e uma conta de água e esgoto.



Como solicitar o parcelamento dos débitos?

O titular da conta de água e esgoto deve se dirigir ao escritório de atendimento da SANESUL de sua cidade ou em Campo Grande, com uma conta de água e esgoto em mãos, o CPF ou CNPJ e os documentos do imóvel



Como faço a solicitação de ligação de água e esgoto?

Dirigindo-se ao Escritório de Atendimento da SANESUL em sua cidade ou em Campo Grande ou pelo e-mail [email protected].

Documentos originais necessários:

  1. PESSOA FÍSICA: CPF e RG.
  2. PESSOA JURÍDICA: CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal, Ata ou Contrato Social ou Estatuto (com firma reconhecida em cartório), CPF e RG do representante acionista ou procurador da Empresa.

Documentação original do imóvel que comprove a propriedade ou responsabilidade, podendo ser:

  1. Escritura Pública ou;
  2. Certidão de matrícula do imóvel com data de emissão ou atualização inferior a 60 (sessenta) dias ou;
  3. Carnê ou Boleto ou Comunicado de Isenção do IPTU do ano corrente ou;
  4. Contrato de Compra e Venda ou;
  5. Contrato de Locação vigente ou;
  6. Contrato de Financiamento de compra e venda de imóvel ou;
  7. Contrato de Comodato ou;
  8. Contrato de Usufruto ou;
  9. Termo de Recebimento emitido por Órgão Habitacional oficial ou;
  10. Termo de Posse ou;
  11. Termo de Doação ou;
  12. Termo definitivo (concluído) de posse de Usucapião;
  13. Croqui de quadra emitido pela Prefeitura.

Além da documentação pessoal e do imóvel, nos casos de:

  1. Cônjuge: Certidão de casamento original ou Declaração de União Estável reconhecida as firmas em cartório, autorização por escrito do cônjuge, RG e CPF.
  2. Inventariante: Inventário definitivo (concluído), autorização por escrito de todos os participantes do inventário, mais cópia do RG ou certidão de nascimento original e CPF.
  3. Procurador: Apresentar procuração pública lavrada em cartório ou procuração particular com reconhecimento de firma, RG e CPF. Caso esteja representando pessoa jurídica, também apresentar o Contrato Social.
  4. Representante de falecido: Certidão de óbito original e quando o falecido tiver mais de um beneficiário mencionado na mesma, apresentar autorização por escrito, RG ou certidão de nascimento original e CPF de todos os beneficiários.
  5. Representante de Obra Pública: Apresentar o contrato do serviço ou da licitação da obra e procuração emitida pelo cartório (no caso de sócio proprietário apresentar contrato social).

Para os casos em que a solicitação for através de e-mail, além de anexar os documentos necessários, deverá informar também:

  1. O terreno é lote Vago, em construção ou com Imóvel;
  2. Endereço do lote, bairro, complemento e ponto de referência;
  3. Telefone para contato;
  4. Observar se no local há alguma identificação no terreno (número do imóvel, quadra e lote);
  5. Se o terreno possui muro ou mureta para instalação da caixa de proteção do hidrômetro;
  6. Qual o lado do terreno será instalado o cavalete - direito ou esquerdo. (Utilizar modelo da figura/croqui abaixo para informar o lado de instalação do cavalete);
  7. Informar as ruas paralelas e perpendiculares ao endereço do terreno - rua de trás, do lado direito e lado esquerdo. (Utilizar modelo da figura/croqui abaixo para informar os nomes das ruas).

É cobrada taxa de acordo com a tabela de serviço vigente. A tabela de serviço com todos os valores está disponível no link de tarifas ou via aplicativo “SANESUL – AGÊNCIA VIRTUAL” que está disponível nos sistemas IOS e Android, nas lojas Apple Store e Google Play.

Formas de Pagamento:

  1. Terreno com Lote Vago ou Construção: Será gerado guia para Pagamento do valor à vista.
  2. Terreno com Edificação: Poderá dar entrada mínima de 30% do valor e parcelar em até 3x na conta de água.

Primeiramente será realizado um levantamento in loco para verificar se existe rede de água e esgoto e se é possível implantar a ligação.

Posteriormente, se o pedido foi solicitado presencialmente o cliente deverá retornar ao escritório de atendimento, caso tenha sido solicitado por e-mail deverá aguardar o envio do resultado do levantamento para formalização da implantação da ligação de água e esgoto.



Como obter o benefício da Tarifa Social para baixa renda?

1º. Será preciso atender aos seguintes critérios:

  1. Ser residência unifamiliar (residência para uma família)
  2. Ser morador de sub-habitação ou em construção até 50m2
  3. Ser consumidor monofásico de energia elétrica, com consumo médio mensal de até 100KWH
  4. Estar adimplente com a SANESUL
  5. Consumir mensalmente até 20m3 de água
  6. Comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo

2º. Caso atende aos critérios acima, o titular da conta de água e esgoto deverá ligar no telefone 0800 067 6010 ou procurar o escritório de atendimento da SANESUL de sua cidade ou em Campo Grande com CPF e uma conta de água e esgoto em mãos, solicitar o benefício e aguardar a realização da pesquisa que será executada pela Empresa.

3º. Após a realização da pesquisa, o cliente será informado do deferimento ou indeferimento da solicitação.

O beneficio será automaticamente suspenso nos casos de:

  1. Não pagar a conta até a data do vencimento
  2. Consumir mais de 20m3 de água no mês
  3. For constatado qualquer tipo de irregularidade na ligação de água e esgoto.


Como obter o endereço e telefone do escritório de atendimento?

Os endereços e horários dos escritórios de atendimento da SANESUL poderá ser obtido através do telefone 0800 067 6010 ou acessando a Agência Virtual.


Como faço para registrar elogios, sugestões, solicitações, reclamações ou denúncias?

Poderá acessar o endereço virtual www.sanesul.ms.gov.br – Fale Conosco ou ligar gratuitamente no telefone 0800 067 6010.

Em atendimento a Lei nº 3.920, também existe disponível nos escritórios de atendimento da SANESUL um Livro para os referidos registros.


Como informar a ocorrência de vazamento de água e esgoto em via pública?

Ligando gratuitamente no telefone 0800 067 6010 ou acessando o site www.sanesul.ms.gov.br – Fale Conosco ou se dirigindo ao escritório de atendimento da SANESUL.


Como solicitar o consumo final da ligação de água e esgoto?

1º. Para solicitar o consumo final, o processo é dividido em 2 etapas. A primeira etapa é a solicitação da vistoria do consumo final que poderá ser feita através do telefone 0800 067 6010 ou em um dos escritórios de atendimento da SANESUL em sua cidade ou em Campo Grande.

2º. Após a solicitação o cliente deverá ligar no telefone 0800 067 6010 para verificar se o serviço de vistoria já foi executado.

3º. Após confirmação da execução do serviço, chegou o momento de concretizar o serviço que é a segunda etapa. Essa, somente poderá ser feita pelo titular da conta. A concretização poderá ser feita em um dos escritórios de atendimento da SANESUL em sua cidade ou em Campo Grande ou através do e-mail [email protected]:

- Escritório de Atendimento: Apresentar documentos pessoais e do imóvel;

- E-mail: Anexar documentos pessoais e do imóvel, informar um nº de contato, se o consumo final será COM ou SEM corte e aguardar o recebimento da Guia de Pagamento do consumo final e termo de encerramento que deverá ser assinado, scaneado e devolvido via e-mail.


Como posso obter informações sobre dados cadastrais?

O titular da conta de água e esgoto deve se dirigir ao escritório de atendimento da SANESUL de sua cidade ou em Campo Grande com uma conta de água e esgoto, CPF ou CNPJ e uma solicitação de próprio punho contendo seus dados pessoais, endereço, matrícula da ligação e motivo da solicitação.


Como solicitar o conserto de vazamento no cavalete?

Ligar no telefone 0800 067 6010 com uma conta de água e esgoto e CPF ou CNPJ em mãos ou procurar o escritório de atendimento da SANESUL em sua cidade.

Será cobrado pelo serviço de conserto na próxima conta de água e esgoto.


Como solicitar a desobstrução na ligação de esgoto?

Ligar no telefone 0800 067 6010 com uma conta de água e esgoto e CPF ou CNPJ em mãos ou procurar o escritório de atendimento da SANESUL em sua cidade.

Dependendo do motivo da obstrução, será cobrado pelo serviço na próxima conta de água e esgoto.