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  1. Posso fazer alteração de nome por telefone?
  2. Posso fazer alteração da data de vencimento?
  3. Posso solicitar religação por telefone?
  4. Como posso obter a segunda via da conta de água/esgoto?
  5. Como solicitar parcelamento de débitos?
  6. Posso fazer solicitação de ligação de água/esgoto por telefone?
  7. Como posso obter o benefício da tarifa social para clientes de baixa renda?
  8. Como solicitar o consumo final da ligação de água e/ou esgoto?
  9. Como posso obter informações sobre dados cadastrais?

  1. Posso fazer alteração de nome por telefone?

    Para sua segurança a alteração de nome só poderá ser feita no Escritório de Atendimento da SANESUL, e com uma conta de água/esgoto atual, RG, CPF ou CNPJ e e também um documento que comprove propriedade ou responsabilidade sobre o imóvel, podendo ser:

    • Escritura;
    • Carnê ou Comunicado de Isenção do IPTU do ano vigente ou;
    • Contrato de Compra e Venda (com firma reconhecida) ou;
    • Contrato de Locação (com firma reconhecida) ou;
    • Contrato de Financiamento (com firma reconhecida) ou;
    • Contrato de Comodato ou Usufruto (com firma reconhecida) ou;
    • Termo de Recebimento emitido por Órgão Habitacional ou;
    • Termo de Posse ou;
    • Termo de Doação ou;
    • Comprovante Legal de Usucapião.

    Para realizar a alteração de nome não pode existir débito na matrícula da ligação de água/esgoto e/ou no CPF/CNPJ.

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  2. Posso fazer alteração da data de vencimento?

    A alteração da data de vencimento da conta poderá ser feita gratuitamente pelo telefone 0800 67 6010, ou no Escritório de Atendimento da SANESUL de sua cidade. Serão oferecidas, 6 (seis) opções de datas para o vencimento de sua conta de água e/ou esgoto.

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  3. Posso solicitar religação por telefone?

    O serviço de religação só poderá ser feito no Escritório de atendimento da SANESUL.

    Se a religação for por débito pago, deverá apresentar a conta de água/esgoto paga, RG, CPF ou CNPJ.

    Se a religação for consumo final, deverá apresentar uma conta de água/esgoto, RG, CPF ou CNPJ e também um documento que comprove propriedade ou responsabilidade sobre o imóvel, podendo ser:

    • Escritura;
    • Carnê ou Comunicado de Isenção do IPTU do ano vigente ou;
    • Contrato de Compra e Venda (com firma reconhecida) ou;
    • Contrato de Locação (com firma reconhecida) ou;
    • Contrato de Financiamento (com firma reconhecida) ou;
    • Contrato de Comodato ou Usufruto (com firma reconhecida) ou;
    • Termo de Recebimento emitido por Órgão Habitacional ou;
    • Termo de Posse ou;
    • Termo de Doação ou;
    • Comprovante Legal de Usucapião.

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  4. Como posso obter a segunda via da conta de água/esgoto?

    A segunda via para pagamento dos débitos pendentes, poderá ser emitida como GP (Guia de Pagamento) através da agência virtual no site da Sanesul (www.sanesul.ms.gov.br), no Escritório de Atendimento da SANESUL ou em qualquer Estabelecimento credenciado.

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  5. Como solicitar parcelamento de débitos?

    O parcelamento de débitos somente poderá ser solicitado no Escritório de Atendimento da SANESUL e com uma conta de água/esgoto atual, RG, CPF ou CNPJ.

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  6. Posso fazer solicitação de ligação de água/esgoto por telefone?

    Para sua segurança a SOLICITAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE LIGAÇÃO DE ÁGUA/ESGOTO só poderá ser feita no Escritório de Atendimento da SANESUL, mediante apresentação dos documentos originais:

    • CPF em caso de pessoa física ou;
    • CNPJ, IM (Inscrição Municipal) e IE (Inscrição Estadual) em caso de pessoa jurídica.
    • Documento que comprove propriedade ou responsabilidade sobre o imóvel, podendo ser:
      • • Escritura;
      • • Carnê ou Comunicado de Isenção do IPTU do ano vigente ou;
      • • Contrato de Compra e Venda (com firma reconhecida) ou;
      • • Contrato de Locação (com firma reconhecida) ou;
      • • Contrato de Financiamento (com firma reconhecida) ou;
      • • Contrato de Comodato ou Usufruto (com firma reconhecida) ou;
      • • Termo de Recebimento emitido por Órgão Habitacional ou;
      • • Termo de Posse ou;
      • • Termo de Doação ou;
      • • Comprovante Legal de Usucapião.

    Informar ao Atendente: localização do imóvel; número e ruas laterais/trás/frente, ponto de referência, dados pessoais, etc

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  7. Como posso obter o benefício da tarifa social para clientes de baixa renda?
    • 1º. Será preciso atender aos seguintes critérios: residência unifamiliar (uma família), morador de sub-habitação (barraco), consumidor monofásico de energia elétrica com consumo médio de até 100Kwh/mês, adimplência com a SANESUL, consumir até 20m³ de água/mês, comprovar renda familiar de até 1 (um) salário mínimo e possuir hidrômetro instalado no imóvel/ligação de água.
    • 2º. Caso atenda os critérios citados acima, solicitar a realização da pesquisa para o cadastramento do benefício, no Escritório de Atendimento da SANESUL.

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  8. Como solicitar o consumo final da ligação de água e/ou esgoto?

    O Titular da conta de água/esgoto deve se dirigir até o Escritório de Atendimento da SANESUL e com uma conta de água/esgoto atual, RG, CPF ou CNPJ e solicitar o serviço.

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  9. Como posso obter informações sobre dados cadastrais ?

    O titular da conta de água/esgoto deve se dirigir até o Escritório de Atendimento da SANESUL com uma conta de água/esgoto atual, RG, CPF ou CNPJ e uma solicitação de próprio punho contendo seus dados pessoais, endereço, qual informação deseja e para qual finalidade.

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